top of page
  • Foto do escritorAPICE

PLANTÃO PSICOLÓGICO o atendimento à emergências e ao suicídio


O Plantão Psicológico é uma modalidade clínica de atendimento a emergências emocionais realizado exclusivamente por psicólogos. Pode-se definir como um tipo de atendimento que objetiva oferecer um espaço de acolhimento e cuidado no momento da crise para estabilizar a pessoa e engajá-la em estratégias de enfrentamento.


Esse atendimento revela-se altamente mobilizador e gerador de mudanças, por isso o atendimento é pontual, realizado em uma única sessão (podendo ocorrer novamente, caso a pessoa que passou pelo atendimento sinta necessidade).


O atendimento é realizado para pessoas que estejam vivenciando uma crise, podendo ser perdas, luto, desespero ou suicídio.


Atualmente, oferecemos o serviço de Plantão Psicológico na rodoviária de Americana-SP. Esse Plantão está sob a coordenação da APICE e realizado pelos membros do Núcleo de Atenção Psicológica em Situações Extremas (NAPSE).


Os atendimentos acontecem às terças-feiras das 16h às 21h (exceto feriados), somente para maiores de 18 anos. Não é necessário realizar agendamento prévio para ser atendido, pois os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e dura o tempo que for necessário.


Iniciamos esse projeto em Maio de 2018, com um total de 12 psicólogos voluntários. Nossa equipe foi treinada para realizar este tipo de atendimento, além disso, conta com uma supervisão mensal com a Profª Drª Ticiana Paiva de Vasconcelos, Coordenadora Técnica do Serviço.


No ano de 2018, foram realizados mais de 100 atendimentos. A maioria foram de residentes de Americana (86%), contudo, tivemos atendimentos de pessoas residentes em cidades vizinhas. Acreditamos que esse fato ocorreu devido a escassez de espaços voltados a crises emocionais. 14% das pessoas souberam do Plantão por jornais locais e pelas divulgações nas redes sociais.

Tínhamos uma média de doze pessoas atendidas por dia, tendo sido mais de 100 atendimentos em 07 meses.


Por outro lado, tivemos grande quantidade de demandas emergenciais, com 32% das pessoas atendida apresentando risco de suicídio, seja ideação ou comportamento suicida. Além de outros fatores, como fragilidade emocional evidente, tristeza e solidão e perdas marcantes (como luto, desemprego, perda material).


Diante disso, fica evidente o quanto o serviço é necessário para a população, além de ser um cuidado a saúde mental, revela-se importante no cuidado e prevenção do suicídio. Bem como mostrou-se uma forma de disseminar a importância do cuidado com a saúde mental e o papel do psicólogo.



Reportagem reallizada pelo Jornal O Liberal de Americana/SP.

Para reportagem completa, acesse o link:


Se você precisa ou conhece alguém que precisa de um atendimento, nos procure.

Cel. (19) 99195-1955 (Karoline) ou contato@apicepsicologia.com

106 visualizações0 comentário
bottom of page